segunda-feira, 5 de março de 2012

Design Inclusivo


Inclusive Design, Design for All e Universal Design são 3 formas diferentes de dizer a mesma coisa: uma aproximação ao Design em que o designer procura assegurar que os seus produtos (ou serviços) satisfazem o maior grupo possível de utilizadores independentemente da idade ou das limitações físicas.

Dizem os senhores do Design Council que esta filosofia de Design foi impulsionada por dois factores: o envelhecimento da população e o crescente movimento de integração das pessoas com deficiência nos meios sociais.
No fim de contas, o produto/serviço desenvolvido nesta perspectiva acaba por servir melhor a todos os utilizadores acabando por funcionar como integrador de gerações e pessoas.

O Design Inclusivo, Design para Todos, Design Universal ou whatever parece-me uma forma óbvia e necesária de criação de valor (qualidade de vida) através do Design e do re-Design.

Num dos mais importantes núcleos mundiais de educação em Design (Royal College of Arts) e associado ao Design Council, está o Helen Hamlyn Centre for Design, um centro de investigação em Design Inclusivo, em cujo site estão disponibilizadas gratuitamente todas as publicações resultantes do seu trabalho.

Simplesmente imperdível aqui.

A imagem veio daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário