quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SOPA e PIPA (?)

 
De um lado estão a Disney, a Universal, a Paramount, a Sony, a Warner Bros, as TV’s e as editoras em geral, do outro está o resto do mundo.

Apelando ao valor da propriedade intelectual (os autores, esses não falam por si próprios), pretendem fazer levar dois projetos de lei à aprovação do senado americano (SOPA - Stop Online Piracy Act e PIPA - Protect IP Act) que visam a censura da Internet.

E não se trata de proteger os nossos meninos dos males da pornografia ou coisa que o valha, é mesmo só por causa dos filmes e dos mp3…

A serem aprovadas, (nos EUA e no resto do mundo, já que a Internet não tem fronteiras) o resultado será a eliminação imediata de sites que contenham ligações ou permitam encontrar ligações a conteúdos piratas (adeus Google) e penas de prisão até 5 anos para os infratores (adeus Larry Page).

A Casa Branca já deu o seu parecer negativo a tais projetos de lei. O resultado seria uma censura à Internet parecida com a que sucede na China ou no Irão (e a criação óbvia de uma rede alternativa de servidores não censurados).

Na realidade é um filme repetido, já aconteceu no passado com as cassetes (!), os VHS e os MP3.

Como forma de protesto, algumas entidades apagaram os seus sites temporariamente.

Pormenores aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário