segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

OSCar eO – um elétrico no Dakar


A OSC é uma pequena empresa da Letónia que tem vindo a desenvolver carros de rally desde 1983.
Os OSC tornaram-se conhecidos pela participação no Dakar tendo terminado sempre este rally desde a primeira participação em 2003.

Este ano a OSC fica na história ao apresentar o primeiro carro elétrico de sempre a participar na mítica prova, considerada uma das mais duras do mundo.

Hoje, 16 de Janeiro de 2012, a uma etapa do fim da prova (283 kms), o piloto Maris Saukans e co-piloto Didzis Sarins ainda não constam da lista dos desistentes e ocupam um venerável penúltimo lugar!

Resumidamente o OSCar eO é um OSC igual aos outros mas carregado de baterias de lítio e com dois motores elétricos.
A baixa autonomia (cerca de 300km numa etapa pouco acidentada) não é suficiente para as etapas mais longas (perto dos 800kms), daí que o OSCar eO tenha um gerador elétrico a bordo para carregamento “on the fly” das baterias, o gerador é acionado por um motor de combustão interna.

O objetivo é realizar o maior número possível de quilómetros antes de recorrer ao gerador, de qualquer forma a propulsão do veículo é totalmente eléctrica.

Nas palavras do criador deste projeto, o engenheiro Andris Dambis “utilizamos um gerador a gasolina apenas porque não há tomadas no deserto”.

Mais informação no site da OSC e no site específico do OSCar eO.

Sem comentários:

Enviar um comentário